A gente sabe que final do ano é cheio de compromissos e tarefas que precisamos colocar em dia antes do próximo ano chegar. E uma das decisões mais importantes para a sua empresa também precisa ser pensada antes do final de 2023: o seu planejamento tributário.
Nesse momento, você e seu contador irão revisar estratégias, considerando os números dos últimos 12 meses, projeções para o próximo ano, o cenário de mercado e o plano de negócios para 2024.
Existem três regimes tributários principais para a sua empresa se encaixar: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. A escolha do regime depende da atividade, tamanho e operações da empresa, sendo aconselhável a consulta a um profissional capacitado.
Principais vantagens e desvantagens dos regimes
Simples Nacional:
- Vantajoso para empresas com faturamento até R$ 300 mil mensais.
- Simples na teoria, mas riscos práticos de pagamento excessivo.
Lucro Presumido:
- Vantajoso se o lucro for superior à base de presunção estabelecida pela lei.
- Análise comparativa crucial com PIS e Cofins.
Lucro Real:
- Regime mais complexo, mas alíquotas de PIS e Cofins não cumulativas.
- Reforma Tributária e redução da base de cálculo do Lucro com Custos e Despesas.
Lembre-se que essa adequação precisa ser planejada ainda em 2023 para que a sua empresa se enquadre no regime que mais se adapta às suas necessidades ao longo do ano.
A Ativo está pronta para ajudar você nessa tarefa e começar 2024 com um planejamento tributário que fará o seu negócio ir mais longe.